quinta-feira, 18 de outubro de 2012

O que é um Nisut (Faraó)?

"- O que é um Faraó? Perguntou Sethi a Ramses.

- Aquele que torna o seu povo feliz.

- Para consegui-lo não procure fazer a felicidade dos humanos contra a sua vontade , mas realize ações benéficas para os deuses e o Principio que cria constantemente. Construa templos semelhantes ao céu e os ofereça ao seu Senhor divino. Procure o essencial e o complemento será maravilhoso.
- O essencial não é Maat?

- Maat indica a direção correta, é o leme da barca comunitária, a base do trono, o côvado perfeito e a retidão do ser. Sem ela nada de justo pode ser realizado.

- Meu pai...

Estátua de Ramses II
- Que inquietação lhe consome?

- Estarei à altura da minha tarefa?

- Se não for capaz de se elevar,será esmagado. O mundo não pode manter-se em equilíbrio sem a ação do Faraó,sem o seu verbo e os rituais que ele celebra. Se a instituição faraônica desaparecer um dia por causa da estupidez e da cobiça dos homens, o reino de Maat terminara e a trevas recobrirão a Terra. O homem destruirá tudo em seu redor, incluindo os seus semelhantes; o forte aniquilará o fraco, a injustiça triunfará, a violência e a fealdade serão impostas por todo o lado. O Sol não se erguerá mais, mesmo que o seu disco permaneça no céu. O indivíduo dirige-se para o mal por si próprio; o papel do Faraó é endireitar o tronco torcido, pôr constantemente ordem ao caos. Qualquer outra maneira de governar está fadada ao fracasso."

Do livro “ Ramses , o Filho da Luz “ de  Christian Jacq, p.245

Um comentário:

  1. Muito bonita a postagem!!!
    Adoro a sabedoria antiga que Christian Jacq passa em seus livros!!!!!

    ResponderExcluir