quarta-feira, 21 de março de 2012

Irmandade

A Ortodoxia Kemética se baseia em 5 pilares: Ma’at, Netjer, Akhu, Nisut (AUS) e comunidade.Prometo que em breve eu falo de cada um dos cinco pulares e como eu lido com isso tudo! O assunto de hoje está mais para comunidade e fraternidade do que para qualquer outra coisa! rsrs

Na semana de meu aniversário espiritual, o meu Pai Khepera pregou-me uma peça: deu-me mais uma irmã. É sabido que eu sou uma pessoa ciumenta e na hora que soube que não era mais a caçula  fiquei meio emburrada. Como sempre, fui para o Sol da Manhã,me aconselhar,sentir Seu toque, Seu amor...eu não sou mais criança e não dá para ficar alimentando coisas bobas para nada. Eu gargalhei pois enfim,entendi a mensagem de meu Pai para mim. É muito fácil gostar de quem nos acompanha desde sempre...e quando chega alguém novo no pedaço? 

Vieram me dar parabéns pois eu havia ganhado uma irmã e o mais engraçado é que como somos pouquíssimos ( 3, de fato )muita gente nem sabia que Khepera possui filhos! E percebi que já a considero irmãzinha, que ela é um pequeno Sol que vai buscar tudo aquilo que busquei há um ano da maneira dela, em um Deus que não é masculino ou feminino...é a representação de uma das maiores forças na Natureza, que é constante,infalível e presente até quando você não quer.Um Deus que não tem muita história, que não é antropomorfizado em seus mitos, que de tão simples se torna complicado de entender. E que ela é um pedaço de mim e que somos parte de uma Casa,de uma comunidade coesa e diversa que tem muita história para contar. Resolvi escrever para ela,pois além de ser de bom tom dentro da comunidade...me eu vontade mesmo. Ultrapassei a barreia de língua novamente e disse-lhe que gostaria muito de estar em sua cerimônia de nomeação (sobre essa cerimônia falarei depois também) afinal, renovar meu compromisso junto com a comunidade e junto das minhas irmãs é uma oportunidade talvez única na vida! Ela ficou feliz,agradeceu,está emocionada.E eu também!

Coisas assim na nossa vida espiritual são reconfortantes, é um abraço do Sol, um não estar sozinho no meio do céu...o que é o Sol senão uma estrela?E quantas estrelas cabem no céu?


sexta-feira, 9 de março de 2012

Reabertura do templo



Muito tempo sem escrever aqui. Na verdade eu tive uma crise religiosa. A fé continuava firme,mas a minha relação com a minha religião ficou meio estranha.Resolvi parar de me cobrar e segui.O meu grande problema com tudo é que algumas vezes eu admiro tanto algumas pessoas que quero seguir suas trilhas.Obviamente na dá certo.Então parei no caminho,sente e esperei.

Depois do meu RPD um mundo de possibilidades se apresentou a mim.Depois do Wep Ronpet,idem. Acredito que por querer fazer bonito me atrapalhei e acabei não fazendo muito.É tudo tão bonito e tão bom quando encontramos algo que esquenta o coração,certo? Mas quem sou eu no meio disso tudo? Qual a minha identidade ? Quem é Paut, a Shemsu? Eu não consegui responder.Eu não consegui acender velas num Senut. Eu não conseguia nada.E por consequência eu não conseguia escrever. Eu não contei isso para ninguém,nem para minha irmã Tanakht (que nesse exato momento,lendo aqui, deve estar com cara de planta). Eu segui. Nunca estive só, nós na nossa fé,nunca estamos sozinhos e somos uma família,uma comunidade.Mas lá dentro eu escolhi viver esse momento sozinha.Não foi sofrido,de forma alguma.Foi uma busca.Ainda é.Mas agora o momento. E agora eu voltei ao meu templo,mas precisamente ontem quando fiz meu “aniversário espiritual”, um ano de RPD. Percebi que tenho todo o tempo do mundo e que posso e devo ser autentica dentro das minhas possibilidades. 

Eu não vou intelectualizar meus escritos,sou contra isso.Na verdade eu acho uma chatice e já tem um monte de gente fazendo isso em vários blogs sobre religião e espiritualidade. Eu espero desmistificar a vida reconstrucionista,com palavras simples e objetivas,falando do cotidiano contemporâneo de uma Shemsu de uma fé antiga. O templo está aberto....mas comigo os ritos acontecem dentro e fora dele. Vamos recomeçar.
Ontem quando o dia amanheceu eu senti meu renascimento,aqui nesta pele quente.